A COMPREENSÃO DO CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DOS CONTOS DE FADA NO SÉCULO XXI

Blasius Silvano Debald, Adriana Aparecida Anghewiche da Silva, Maiara Rosa de Oliveira

Resumo


Os contos de fada fazem parte da formação da criança e
de certa forma são o primeiro contato com a literatura. No processo
educativo podem ser utilizados como recursos para desenvolver
a imaginação e a criatividade. O mundo da fantasia reproduz um
contexto histórico produzido por pessoas que se utilizam de tal
recurso para perpetuar seus costumes e tradições. Realizamos um
estudo bibliográfico no qual comparamos duas histórias infantis –
uma clássica e outra contemporânea – para identificar como o conto
foi utilizado para reforçar os costumes das pessoas no período em
que foi produzido. O estudo indicou que os contos são utilizados
pelos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, mas
desconhecem o contexto histórico em que foram produzidos.
Lançando um olhar mais atento, percebemos que os contos de fada
tem um lugar e refletiam o entendimento de mundo das pessoas
que aparecem como irreais, mas que podem ser comparadas com
antepassados construtores da História.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.