Compreendendo o Perfil e Atuação dos Professores Laboratoristas no Município de Foz do Iguaçu, PR

Jésus Henrique Segantini, Eliane Nascimento Pereira, Clodis Boscarioli

Resumo


O emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula tem sido tema de muitas pesquisas, sendo discutido e analisado em perspectivas variadas, a exemplo das mudanças nas práticas pedagógicas dos professores e do impacto das
TIC no processo de aprendizagem dos alunos. A fim de compreender este cenário no município de Foz do Iguaçu/Paraná, foi realizada uma pesquisa com 57 professores laboratoristas, responsáveis pelas aulas nos Laboratórios de Informática no municí-pio, com o objetivo de identificar o perfil dos professores, suas práticas pedagógicas e a realidade de seu cotidiano. Na pesquisa foram respondidas questões acerca das aulas práticas com TIC, da integração entre o professor laboratorista e os professores regentes, da infraestrutura dos laboratórios e, também da oferta de formações continuadas para o uso das TIC. Os resultados apontaram um deficit no parque de máquinas, qualidade do acesso à internet limitando as atividades, falta de integração entre o laboratorista e o professor regente e a necessidade de alterações na metodologia das formações continuadas ofertadas. Com este diagnóstico é possível iniciar discussões
que possam contribuir para a proposição de novas ações que possam impactar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas TIC.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.