Pesquisa e Produção de Tecnologia Assistiva: Promovendo Inclusão e Acessibilidade

Helena Vanites Sardagna, Sandra de Oliveira

Resumo


Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa intitulada “Pesquisa e produção de tecnologia assistiva: uma parceria entre a educação básica e o ensino superior”, que buscou identificar demandas e necessidades das Salas de Recursos Multifuncionais
(SRM) de escolas públicas de educação básica dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo. O projeto teve como proponente a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) de Osório/RS, numa parceria com o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) para a educação profissional da Fundação Liberato. As demandas identificadas no atendimento educacional especializado compõem o banco de dados “OBSERVATÓRIO DE DEMANDAS EM TECNOLOGIA ASSISTIVA – CRTA FUNDAÇÃO LIBERATO”, disponibilizado virtualmente pelo Centro de Referência. Os dados coletados por meio de questionário on-line, com professores de SRM, indicaram que as escolas   participantes atendem deficiências variadas, porém, predomina o atendimento da deficiência intelectual, cerca de 96%. Também indicaram que as escolas pesquisadas utilizam algum tipo de tecnologia nos seus atendimentos, contudo há necessidade de uma maior produção de tecnologia assistiva com custo mais baixo do que o existente no mercado.

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