O Uso do Team-Based Learning como Estratégia de Avaliação Formativa no Curso de Administra- ção da Uniamérica

Fausto Camargo, Antonio Pitaguari, Dirce Maria Dalberto

Resumo


Com o aumento da competitividade, advinda da globalização e das transformações no mercado, torna-se imprescindível repensar o modo como a Administração é ensinada.
O uso das metodologias ativas de aprendizagem insere-se neste contexto, como ferramenta que possibilita maior aplicação desta ciência, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades mais complexas e condizentes com o campo de atuação profissional do Administrador. Assim, este artigo objetiva analisar a aprendizagem baseada em equipes, como estratégia de avaliação formativa com uso de abordagem
ativa de aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, este estudo de caso teve ênfase exploratória, de natureza quantitativa. Os resultados da pesquisa indicam evolução
na aprendizagem dos alunos, decorrente das discussões e debates, resultantes da aplicação da aprendizagem baseada em equipes, evidenciando que o desempenho cognitivo dos alunos é maior quando as questões são resolvidas ativamente em grupo, ao comparar este com o desempenho individual, destacando a importância do trabalho em equipe.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.