O Uso do Objeto de Aprendizagem Tux Paint na Produção Escrita em Língua Portuguesa com Alunos Surdos

Dilma Pereira dos Santos, Raquel Rozan Christino Gitahy

Resumo


O presente artigo refere-se a uma pesquisa que visa investigar a influência do objeto de aprendizagem Tux Paint como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e escrita de alunos surdos, através de uma linguagem visual atrativa a especificidade do alunado surdo. Os sujeitos da pesquisa foram três alunos surdos, entre 9 a 10 anos de idade; devidamente matriculados no ensino fundamental, que cursam o quarto ano em uma escola que atende a crianças surdas em Foz do Iguaçu, Paraná. A pesquisa utilizou a investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Como procedimentos foi realizado uma observação estruturada diagnóstica, coletas dos documentos produção e interpretação de textos desenvolvidos pelos alunos, verificando a qualidade da produção e interpretação textual desses alunos. Em seguida, foram aplicadas atividades de intervenção com o objeto educacional Tux Paint que visa à produção escrita e leitura. Uma segunda avaliação foi realizada para determinar se
houve mudança quanto a produção da escrita e interpretação textual. Como resultado verifica-se a importância e validade pedagógica de tal objeto educacional.

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