Proposta de Ensino Interdisciplinar entre as Disciplinas de Matemática e Biologia: Contágio pelo Vírus Influenza A (H1N1)

Vanessa Martins de Souza, Diego Machado Ozelame

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar entre Matemática e Ciências Biológicas, para a simulação do contágio pelo vírus Influenza A (H1N1) e tem como objetivo contribuir para a discussão de como um museu de ciências pode auxiliar no ensino interdisciplinar. A atividade sugerida será desenvolvida em quatro importantes momentos: introdução do tema sobre o vírus Influenza A (H1N1) em sala de aula; visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e interação com experimentos relacionados ao tema; atividade experimental desenvolvida em sala de aula utilizando modelagem matemática; avaliação e sistematização da atividade. A proposta apresentada neste trabalho pode servir como uma alternativa pedagógica, a ser desenvolvida em espaços formais (escola) e
não-formais (museu de ciências), para que docentes de Matemática e Biologia, assim como de outras áreas, possam trabalhar os conteúdos escolares de maneira interdisciplinar. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.