A Importância da Fonética e da Fonologia na Formação do Professor da Alfabetização e das Demais Fases Escolares

Rosmere Adriana Vivian Ottonelli, Sofia Cristina Alexius

Resumo


Entender as dificuldades dos educandos para se adquirir a leitura e a escrita é o primeiro passo para direcionar o trabalho docente, independente da fase escolar em que o educando se encontre. Ocorre que os conhecimentos de Fonética e de Fonologia, os quais contêm subsídios aos educadores tanto para a alfabetização como para a sequência da escolaridade, na maioria dos cursos de formação docente, tanto em nível médio quanto superior (ênfase aos cursos de formação de docentes em nível médio e ao superior a distância), não são trabalhados ou o são de forma insuficiente, se considerada sua carga horária. É imprescindível que esta lacuna seja preenchida, visto que, devido a uma alfabetização deficitária, grande parte do alunado não consegue aperfeiçoar os conhecimentos das mais diversas disciplinas e acaba levando, inclusive para a universidade, problemas básicos relacionados à leitura e à escrita.


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